
O internacional brasileiro Philippe Coutinho recorreu nas últimas horas às redes sociais para confirmar que está de saída do Vasco da Gama, clube que representa desde o verão do ano passado, na segunda passagem.
Num emotivo comunicado, o médio, que ao longo da carreira também representou clubes como Barcelona, Bayern Munique ou Liverpool, explicou que na base desta decisão está o facto de estar “muito cansado mentalmente”.
Ao longo das últimas semanas, Coutinho vinha sendo muito criticado pelos adeptos do Vasco da Gama que, inclusive, o chegaram a assobiar em várias ocasiões.
Segundo avançou recentemente a imprensa brasileira, o próprio Vasco da Gama foi apanhado de surpresa, uma vez que já tinha iniciado negociações para a renovação de contrato do jogador, de 33 anos.
Na segunda passagem pelo Vasco, Coutinho contribuiu com 17 golos e sete assistências em 81 jogos.
“Pensei muito antes de escrever aqui. Pensei mesmo. Mas, pelo respeito, pelo carinho e pelo amor que eu tenho por vocês e por esse clube, eu senti que precisava de vir aqui e falar de coração aberto.
Eu escolhi voltar para o Vasco porque amo este clube. Amo tudo o que Vasco representa na minha vida. Vestir esta camisola foi uma das escolhas mais importantes que já fiz. E, em cada treino, em cada jogo, dei o meu melhor. Sempre! Nunca faltou entrega, nunca faltou vontade e compromisso.
Ser julgado por inúmeras pessoas por algo que não faz parte do meu caráter é demasiado difícil. Eu jamais desrespeitaria os adeptos, os meus companheiros e o Vasco. Nunca fiz isso em lugar nenhum por onde passei. Quem me conhece sabe disso.
Naquele momento, na ida para o balneário, senti e percebi que o meu ciclo no clube tinha acabado, e não voltei para priorizar a minha saúde mental. Isso dói muito
A verdade é que estou muito cansado mentalmente. Sempre fui muito reservado, então falar sobre isto não é fácil, mas preciso de ser honesto. A minha relação com o Vasco é de amor. E vai continuar a ser sempre.
Com o coração apertado, entendo que agora seja o momento de dar um passo para trás e encerrar este ciclo no Vasco.
Sou grato por tudo o que vivi aqui. Vou levar o Vasco comigo para sempre. No peito. Na história. Na vida.






